Proclamada o segundo epicentro de ondas grandes do mundo – logo após de Waikiki – e também considerada pela revista Surfer Magazine uma das “25 melhores ondas do planeta” em 1989.
Wally Froiseth e o resto da “gangue” de Hotcurlers, no inverno de 1937, foram fazer pesca submarina na praia de Makaha onde de repente um swell relâmpago bateu na costa oeste da ilha, fazendo quebrar ondas de 15 pés. Além de Castles e Brown’s, os hotcurlers começaram a surfar no novo pico onde podia pegar a maior e a mais longa parede que a ilha de Oahu poderia oferecer naquele tempo. Com um bom canal cujo surfista poderia remar tanto para entrar no mar quanto para sair.
Buzzy Trent à esquerda.
Notem que as rabetas das pranchas ainda estão se adaptando com a evolução dos outlines.
Makaha, 1953.
Na época da redescoberta de Makaha, Whitey Harrison e Gene Smith começaram a surfar no North Shore, primeiramente em Haleiwa e logo mais, na praia de Sunset no final da década de 30. Com o episódio de Dickie Cross em 22 de dezembro de 1943 – que logo mais estarei publicando a respeito – os surfistas pararam de surfar no North Shore por aproximadamente 10 anos. Assim o centro do surf de ondas grandes se voltou totalmente à praia de Makaha.
Ao longo dos anos, surfistas do continente como Greg Noll, Fred Van Dyke e Ricky Grigg começaram a surfar nas ilhas após a grande publicação de um jornal famoso que rodou o país inteiro em 1953, cuja foto da capa deste continha Buzzy Trent, George Downing e Woody Brown descendo uma onda de 20 pés face em Makaha. Com essa publicação, a popularização de ondas grandes só estava começando, e a peregrinação para o Hawaii era o lugar certo.
Jornalista cujo nome desconheço no qual bateu a famosa foto.
Graças à Makaha, grandes ídolos foram encorajados a surfar as destemidas ondas gigantes da ilha de Oahu, ídolos como: Fred Van Dyke, Bob Simmons, George Downing, Woody Brown, Walter Hoffman, Buzzy Trent e principalmente Greg Noll por ter pego a sua última e proclamada a maior onda já pega de todos os tempos para a época, em dezembro de 1969 no grande swell, onde as ondas passavam dos incríveis 35 pés, que logo mais estarei também publicando a respeito.
Bob Simmons & Walter Hoffman.
Makaha, 1953.