06/04/2009

Os Hot Curl, por Greg Noll

Um trecho retirado e traduzido do livro Greg Noll – The Art Of The Surfboard, explica uma das primeiras viajens de Greg para o Hawaii, relatando os últimos indícios dos surfistas que ainda adotavam as pranchas Hot Curl. De acordo com as páginas 136 e 137 do livro:


Greg Noll – The Art Of The Surfboard


“Quando eu fiz a minha primeira viajem às Ilhas como um garoto de 16 anos de idade, ainda havia alguns hawaiianos que surfavam com as pranchas Hot Curl – Buffalo, Henry Preece, e Gigi Kaiao junto com seus cinco irmãos.
Vendo eles nestas pranchas era incrivelmente uma coisa graciosa e hábil de se ver. Eles conseguiam total controle... e como eles se mantinham nas pranchas após suas rabetas deslizarem de lado e para fora ainda é um mistério para mim.



Greg em sua primeira viajem para as Ilhas, em 1953. Foto tirada em Makaha.
Notem que o bottom perto do bico era usado nas pranchas antigas de ondas grandes, para que a prancha não sofresse muito nas regularidades das ondas.



Apesar de John Kelly, Fran Heath, Wally Froiseth e George Downing serem credibilitados por produzirem as primeiras pranchas Hot Curl, os hawaiianos adotaram elas quando George e Wally vieram surfar em Makaha. Com a falta de modelos para criar um estilo, eles fizeram o que os hawaiianos fazem de melhor – eles mantiveram a simplicidade.

Meu bom amigo Henry Preece me explicou um dia que eles roubavam as madeiras redwoods por onde eles conseguiam achar, em seguida, tomavam suas azagaias de mergulho (chamados de Hawaiian slings) e dobravam-nas para fazer o contorno do “outline” da prancha.


Pagina 136. Quatro fotos de réplicas dos Hot Curl com a foto acima de Henry graciosamente mandando um beijo para a onda de Haleiwa em 1960.



Com a ajuda de Henry, uns 50 anos mais tarde, consegui algumas madeiras redwoods, usei minha azagaia de mergulho, com toda a certeza, funcionou perfeitamente, fazer um dos mais bonitos, lustroso, e fluido “outline” que eu já tinha visto.

Que grande sensação trazer de volta uma dessas Hot Curl como um tributo para os Hawaiianos de Makaha! Ainda mais marcante, foi esta prancha que eu construí e presenteei o meu bom amigo e um dos melhores surfistas de todo o tempo, Phil Edwards.



Mary e Phil Edwards atualmente,
junto com o presente de Greg.


Se eu fecho os meus olhos e relembro o passado, ainda consigo ver os meus amigos hawaiianos em plena postura de arco, deslizando abaixo a face de uma perfeita onda de Makaha, com a luz do Sol refletida por ela, e um vento terral o suficiente para segurar o lip. Aloha!”

–Greg Noll
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Felipe Siebert disse...

excelente... pena que o bruce brown ainda nao ia para lá filmar essa época...

Rui aka Bushman disse...

belo post..

Rui
surfinggg.blogspot.com

MaiNe disse...

Irado seu BloG!
PARABÉNS!!

Laertes disse...

E aí Lucas, muito legal seu blog.
Tanto no visual quanto no conteúdo.
Parabéns.
Boas ondas e até o próximo post. Abs.
Laertes.