14/04/2009

Uma breve Filosofia


Muitos devem pensar que a história do nosso esporte deve estabelecer o lugar no passado e ali permanecer, fazendo com que ocorra o esquecimento total de uma cultura "atrasada". Dar-lhe-ei um breve ponto de filosofia, retirado por um notável etnólogo francês, Pierre Clasters, adaptando, assim, ao nosso assunto.


Inicialmente, farei uma advertência. O problema que sempre existe ao vermos a cultura "surfística" antiga é o risco do exotismo e da comparação depreciativa, ou seja, do etnocentrismo. Se, por um lado, as pessoas se encantam e se surpreendem com as estranhas atitudes e ideologias únicas dessas tribos, por outro não relutam em considera-las inferiores, atrasadas.


Daí a tendência de classificá-las a partir das nossas categorias, como a cultura "perdida", "tabú" e "obsoleta". Se explicarmos essa cultura perdida pelo o que lhe falta, tendo o ponto de referência a nossa sociedade, deixamos de compreender a sua realidade, consequentemente o espírito, o que em muitos casos, acaba por justificar a atitude paternalista e missionária de "levar o progresso, a cultura e a verdadeira emoção" à "cultura atrasada".
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara, tô me amarrando no teu blog! Já está assinado no meu acompanhador de feeds! Conheci pelo site do Felipe Siebert.

Também adoro os longs, e me incomoda um bocado essa mania do pessoal por pranchinhas, todas iguais, todas previsíveis e igualmente controláveis...

Concordo com essa filosofia aí, o pessoal tabula muito o passado de ultrapassado, e com esse preconceito deixa de aproveitar ótimas coisas que foram criadas e que por isso se perdem. Mas há sempre alguém disposto a recuperar essas memórias e mostrar para o pessoal: "Ó galera, tem coisa boa aqui, muita coisa boa, e que a gente já estava esquecendo..."
Parabéns por ser um destes.

Felipe Siebert disse...

belo comentário do Fernando, realmente o X da questão é: "aproveitar ótimas coisas que foram criadas no passado e que se perderam ao longo dos anos"

me lembra o conceito desse blog de uns amigos californianos, "back to basics":
http://grassisgreenerproject.blogspot.com/

Felipe Siebert disse...

http://surfmovies.blogspot.com/
se liga no rapaz que faz esse blog...

teu parente ai.. hehe