30/06/2009

Alfabeto Hawaiiano

Quanta inveja sentirão vocês dos grandes hawaiianos quando lhes disserem que somente tem de aprender doze letras, que são as que compõem seu alfabeto: a, e, i, o, u e h, k, l, m, n, p, w. E ainda que vocês não creiam, suas palavras são de fácil pronúncia. Há somente uma ou duas coisas que vocês devem lembrar, com o que nunca terão a menor dificuldade, nem sequer no caso de alguém lhes pedir que digam rápidamente HUMUHUMUNUKUNUKUAPUAA, que, de passagem, hão de saber que é apenas o nome de um peixe pequeníssimo. Vocês poderão pronunciá-lo com a mesma facilidade com o que faria um veterano.

Assim, pois, deverão vocês recordar: Primeiro, que toda vogal assinala o fim de uma silaba, exceto em raras ocasiões quando ai, ou ou, são usados como ditongos. Se vocês contarem o número de letras nessa palavra de aspecto tão aterrorizador, verão que há doze sílabas. Segundo, que vocês devem pronunciar:

A como em alma
E como pena
I como esquina
O como em nota
U como em uva,

isto é, como em português; e os ditongos ai, como em baile e au, como em jaula.

Há outra palavra mais importante que, estou certo, que vocês desejarão pronunciar corretamente, devido a ser ouvida com muita freqüência hoje em dia. Hawaii tem três sílabas: ai com em vai, i como em esquina. A maior parte das pessoas não sabe o que fazer com o último i.

Agora poderei dizer-lhe: A LO HA NU I, que significa: minha grande amizade para todos vocês.


Link: http://rapidshare.com/files/341880/BBP.rar

Bibliografia: Kimo

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Felipe Siebert disse...

tu sempre surpreende com alguma coisa hehe

CaahDiniz disse...

Aloha!