01/06/2009

Alexander Hume Ford: parte I

Olá, bem-vindos a mais uma publicação do Back to the Singlefins. Nos capítulos anteriores, eu resumidamente explicitei uma parte do Surf Moderno. Comecei com o Renascimento do nosso esporte, passando pelo “Romantismo” e chegando aos últimos momentos da era Longboard, repassando a vocês, o que em minha opinião, foi os momentos mais cruciais desta modalidade.

No começo do século passado, haviam três figuras nas quais se destacavam: Duke Kahanamoku, George Freeth e Alexander Hume Ford. Neste breve capítulo apresentar-lhe-ei o aclamado promotor do surf : Alexander Hume Ford.

Alexander Hume Ford nasceu em 03 de abril de 1868, na cidade de Florence, situada na Carolina do Sul. Filho de Frederick Wentworth Ford e Mary Mazyck Hume Ford, logo viu-se órfão aos quatro anos de idade, pois sua mãe falece durante seu nascimento e seu pai falece após quatro anos, em 1872. A família Ford em si era bem de vida e com grandes influencias, pertencente a uma propriedade chamada Ford’s Point nas proximidades de South Island. Vivendo com sua tia solteira Ellen, Alexander possuía três irmãs que também foram herdadas à elas estas propriedades. Com grande parte de sua herança, educaram Alexander e seu irmão Frederick em Porter Military Academy em Charleston, cuja escolaridade incluía ensino médio e dois anos de faculdade.



Trabalhou brevemente em 1885 para Charleston News e Courier. No ano seguinte, aos 18 anos, Alexander após completar o ensino médio, deixou o Sul-americano não voltando por muito tempo. “Não parecia que nada me segurava no Sul por muito tempo”, escreve ele. "Meus pais morreram quando eu era muito jovem. Minha mãe, de fato, morreu quando eu nasci. Eu era o último dos sete filhos, e fui criado pela minha tia solteira... lembro-me histórias sobre a minha família e de sua riqueza, que veio a partir do plantio de arroz. A prosperidade foi decrescente, porém, após a Guerra Civil. Juntamente com o declínio da minha família...”.

Ford passou a melhor parte de sua vida adulta, como um escritor free-lance em Nova York e Chicago, escrevendo diariamente para os jornais e criativamente como um dramaturgo. Em 1899, no auge de sua carreira de escritor, Ford viajou em toda a Europa Oriental, Rússia, Sibéria, China e no Extremo Oriente. Em missão, ele escreveu artigos para Century, Engineering, Era e Harper's.

No início de 1907, Ford aos 39 anos, “um ligeiro, ágil-homem, com um cavanhaque e um enorme e pontudo bigode parecendo uma vassoura de espanar”, se estabelece em Honolulu, Hawaii. Duas décadas posteriores ele havia aclamado que “foi a emoção do surf que me trouxe para o Hawaii.” É mais provável que Ford se estabeleceu em Honolulu por causa de sua proximidade com a Ásia.

Dois dos meses mais importantes de sua vida foi em maio e junho do corrente ano. No começo do verão, Ford já tinha gasto grande parte de seu tempo tentando aprender a surfar, com resultados nada plausíveis. Ele havia contratado mais de um jovem nativo para ensiná-lo. “Pareceu-me,” diz ele, “que os meus professores me largaram de mão como um pupilo tolo, e eles fizeram mesmo.” Implacavelmente, Ford manteve suas tentativas, de qualquer forma.

Sua perseverança foi recompensada num dia de maio, quando, "Um jovem hapahole (semi-branco e metade nativo)... teve pena de mim. Ele era um dos melhores surfistas da ilha. Eu aprendi em meia hora o que eu havia tentado por semanas.” Seu salvador era um jovem de 19 anos chamado George Freeth, capitão do time de Natação Healani, e acima de tudo um surfista distinto de Waikiki.” Este encontro fortuito entre Alexander Hume Ford e George Freeth acabaria por resultar em uma maior consciência do surfe havaiano nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Oceana.

Imediatamente após este encontro, ambos Ford e George acompanhados por uma delegação do Congresso dos Estados Unidos após uma turnê sobre as ilhas. A visita estava prevista para um período de dois meses, a partir de 08 de maio até meados de julho. Havia 28 membros do Congresso, cujo alguns destes, George deu exclusivamente uma lição de surf. A missão de expedição para averiguação era para determinar se as ilhas Hawaiianas poderiam ser qualificadoras para o futuro do país. Ford usou esta ocasião para ampliar sua rede de contatos com os políticos do continente norte-americano, cuja rede já havia sido criada há anos atrás.



Jack London e sua esposa.

Quando o turístico Congresso partiu para as ilhas principais, Ford retornou para Honolulu. Foi então que ele conheceu o mundialmente famoso aventureiro e escritor Jack London e sua esposa Charmian, em 29 de maio de 1907. Corpulento e inteligente, London em seus dias de glória foi um dos Best-sellers, atingindo a fama mundial com as românticas aventuras, como The Call of the Wild (1903), The Sea Wolf (1904) e White Flag (1906).

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom os seus textos aqui nesse blogue mas acho que vc poderia informar esplicitamente que esta traduzindo e adaptando dos textos do blogue americano Legendary surfers. Isso seria ainda mais legal de sua parte porque demonstraria mais respeito aos direitos da pesquisa daquele cara que eh um dos maiores pesquisadores do mundo da historia do surfe. Parabens pelo seu trabalho de traduçao e adaptacao e fica a sugestao!
Irineu Salles - Salvador/BA

Back to Singlefins disse...

Fala Irineu, as grandes partes das minhas pesquisas sao do blog Legendary Surfers e de livros, e eu sempre botei a bibliografia, é que eu tenho uma mania que só quando eu terminar de falar a respeito de tal assunto, eu boto o nome das minhas fontes. Exemplificando no capitulo do Surf Moderno, no qual teve da parte 1 a 3, só na ultima parte eu botei a bibliografia. Como farei neste capitulo do Alexander Ford. Entendes a minha mente?

Abracão e obrigado pela preocupação, sao pessoas como voce que me faz seguir em frente!

Anônimo disse...

meu velho!!!!!!
animal sua iniciativa,
legal saber que tem guri da tua idade que tem a alma do surf na veia.
és um monstro ow!
thiago campeche
ta no favoritos blz
faloha